Tecnologia escolar

Desafios na comunicação escolar: é hora de ter um aplicativo?

Por 25 de setembro de 2018 Sem comentários
desafios-na-comunicacao-escolar

No decorrer dos últimos anos, você provavelmente já encontrou mais do que alguns simples desafios na comunicação escolar com os pais de seus alunos, além de toda a rotina com processos de gestão e gerenciamento das salas de aula, que possivelmente você também já identificou situações que precisam de melhorias, certo?

Pois bem, saiba que a tecnologia de aplicativos móveis para escolas pode ajudar a aliviar problemas de comunicação desnecessários, auxiliar na gestão e nos processos diários e pavimentar o caminho para uma escola com uma rotina mais suave no futuro.

Desafios na comunicação escolar: é hora de usar um aplicativo?

Novas tecnologias em constante evolução mudaram a forma como as pessoas esperam receber informações, o que também inclui como os pais recebem a comunicação da sua escola.

Confira aqui as tecnologias para a sala de aula e como elas podem ajudar.

Eles querem isso em tempo real, assim que acontece, e eles querem que seja enviado para eles onde quer que eles estejam, através de seu dispositivo favorito.

Isso é fato, não vai mudar nunca e será cada vez mais uma exigência crescente dos pais.

Porém, vamos ser honestos, todos nós estamos em nossos smartphones várias horas por dia para verificar e-mails, fazer o agendamento de eventos ou postar em mídias sociais, nos relacionar através de aplicativos de conversa e, até mesmo para mero entretenimento.

Da mesma forma, os pais estão acostumados a um mundo onde os negócios e as interações pessoais cada vez mais são pelo celular, por outro lado, ficam frustrados quando eles não podem ser conectados com a escola do seu filho da mesma maneira.

Já parou para pensar o quanto a comunicação da sua escola pode estar falhando por não ter uma comunicação ágil?

Eles esperam poder acessar um calendário com o clique do botão ou receber informações importantes da escola imediatamente.

Cada vez mais, o e-mail está sobrecarregado com spam, uma vez que as escolas tentam reduzir custos e se tornar sustentáveis. Não há problemas nisso, o problema, é que não é eficiente.

A agenda de papel não é mais a principal fonte de informação para os pais. Eles querem e preferem informações eletrônicas instantâneas… e querem agora!

Qual é o momento ideal para ter um aplicativo escolar na escola?

Primeiro, é preciso entender que os pais confiam mais em escolas que fornecem informações de forma simples e ágil:

  • Descrições e informações sobre programas de ensino
  • Um calendário de eventos e reuniões
  • Informações sobre a segurança dos seus alunos
  • Mudanças no programa educacional, atualizações e mudanças nos programas de ensino
  • Um ambiente digital para pais e professores, para facilitar a conversa sobre as necessidades e progressos

Neste mundo acelerado, um aplicativo para sua escola não é apenas a melhor maneira de atender às necessidades de comunicação dos pais em sua escola, ele também pode ajudar a aumentar o sucesso do aluno em sua escola e principalmente, a taxa de retenção de alunos, em virtude da inovação e da segurança transmitida aos pais através de aplicações de comunicação e monitoramento.

Estudos mostram que quando os pais estão envolvidos com a escola de seus filhos, há:

  • Maior rendimento no aprendizado
  • Aumento das taxas de freqüência
  • Atitudes e comportamentos positivos dos alunos
  • Aumento da prontidão e interesse dos alunos em seu trabalho
  • Aumento da satisfação dos pais com os professores
  • Maiores taxas de satisfação dos professores

Saiba como melhorar a comunicação com os pais de forma eficiente!

Além disso, prova que, como educadores e administradores, você é sério e investiu no sucesso escolar, relacionamento com os pais e no aprendizado de seus alunos.

Assim, antes que o próximo problema de comunicação apareça em sua escola, considere como um aplicativo personalizado que possa facilitar a presença e a participação dos pais na escola.