Educação

Ferramentas digitais para educação em 2019

Por 12 de janeiro de 2019 Sem comentários
Ferramentas Digitais para Educação em 2019

4 Tendências em 2019 para inserir ferramentas digitais na sala de aula

O primeiro passo para criar um ambiente escolar como novas tecnologias é a mudança de atitudes e hábitos dos professores, ou seja, é preciso aceitar as novas possibilidades do uso da tecnologia e o segundo passo é compreender nossos estudante e quais ferramentas digitais eles costumam usar.

Dentro deste contexto possuímos algumas tendências relacionadas a tecnologia que estarão embasadas em quatro pilares e prometem revolucionar as salas de aula em 2019. Confira:

Enfoque na transformação digital escolar

O livro “Tecnologias digitais na Educação” organizado por Robson P. de Sousa, Filomena Moita e Ana B.G. Carvalho, traz uma seleção de artigos que abordam as ferramentas digitais em sala de aula.

Ainda para compreender como as tecnologias afetam nossas crianças, estudantes e toda nossa sociedade indicamos a série Black Mirror, não tendo episódios sequenciais permite que você assista e reflita sobre a série britânica que retrata e satiriza a sociedade contemporânea e as possíveis consequências de sua relação com a tecnologia.

Aprendizagem ativa na educação infantil

No artigo “Mudando a educação com as metodologias ativas” o autor José Moran diz que a educação formal está num impasse diante de tantas mudanças na sociedade, sendo necessário evoluir para tornar-se relevante e conseguir que todos aprendam de forma competente a conhecer, a construir seus projetos de vida e a conviver com os demais.

Programação e robótica

O livro “Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador” criado por Tim Bell, Ian H. Witten e Mile Fellows é disponibilizado gratuito em diversos idiomas que consiste em uma coleção de atividades desenvolvidas com o objetivo de ensinar os fundamentos da Ciência da Computação sem a necessidade de computadores.

Acesse a versão em Português: http://bit.ly/2Sx0ZI2.

Aprendizagem socioemocional

No especial do PORVIR você pode saber o que são e como desenvolver competências socioemocionais a partir de experiências e recomendações voltadas a preparar os alunos para enfrentar os desafios do séc 21.

Acesse em http://bit.ly/2Avl5eJ.

É necessário aprender todos os dias para ensinarmos todos os dias, nosso aprendizado não pode parar, investir um pouco do seu tempo para estar por dentro do mundo da tecnologia com certeza irá lhe ajudar nessa nova era.