Pais e Escola

Relacionamento entre pais e escola: 4 táticas incríveis

Por 22 de fevereiro de 2018 Sem comentários

É fácil perceber algumas situações que dificultam o relacionamento entre pais e escola, então, preparamos algumas táticas para te ajudar. Confira a seguir!

Táticas de como aperfeiçoar o relacionamento entre pais e escola

Plano de Ensino – O Início da confiança

Antes de qualquer atitude, é essencial apresentar o plano de ensino aos pais e todas as propostas de atividades a serem desenvolvidas naquele período.

Quando os pais compreendem qual é o caminho e o posicionamento da escola, fica mais fácil para eles visualizarem a linha de desenvolvimento que seus filhos irão percorrer.

Isso faz com que os pais se sintam mais assertivos sobre sua escolha e criem um grau maior de confiança na instituição à qual estão entregando seus filhos.

Certamente, tudo o que foi proposto deve ser cumprido, para que a confiança criada não se rompa e acabe tomando o caminho inverso do que foi desejado inicialmente.

Os Resultados – Feedback Indispensável

Antigamente, tinha-se certa dificuldade de fazer com que as informações chegassem até os pais.

Porém, com todo o acesso a internet e as tecnologias disponíveis, é possível que os pais acompanhem o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, inclusive, em tempo real.

As possibilidades são inúmeras, então, escolha a forma mais atraente e prática para expor os trabalhos realizados, criando, para os pais, a certeza de que escolheram o lugar certo para seu filho.

Família – A escola também é para eles

Promoções de eventos culturais ou esportivos e confraternizações de associações de pais e mestres fazem com que, os responsáveis, estejam confortáveis no ambiente escolar e mais propensos a participar sem falta de qualquer chamado da instituição.

Existem algumas formas de eventos padronizadas há décadas e utilizadas pela unanimidade das escolas como, por exemplo, palestras que tendem a suprir alguma necessidade dos pais ou dos professores.

Não é interessante que as opções se restrinjam aos modelos já enraizados nas instituições. Existem muitas outras formas que motivam a participação de todos e geram um bom feedback, basta encontrar aquela que melhor se enquadra na realidade de ambas as partes.

Informações – Acesso rápido

Atualmente, as pessoas têm cada vez menos tempo disponível para buscar informações de maneira burocrática.

Sendo assim, é inimaginável que os pais se desloquem até a escola apenas para receber alguma informação ou, ainda, passem vários minutos aguardando que algum responsável pela informação possa atendê-los.

Quanto mais fácil for o acesso aos dados das crianças – tarefas a serem realizadas em casa, comunicados, datas relevantes, boletins – mais os pais estarão integrados com a rotina dos seus filhos e poderão se organizar para participarem ativamente de suas vidas.

Alguns recursos permitem esse tipo de interação, e um deles é o nosso aplicativo!

Ele mantém o fluxo de informações ativo na relação entre pais e escola durante o período em que os filhos permanecem dentro do ambiente escolar, facilitando situações onde essa dinâmica é necessária.

Saiba mais sobre o SmartBaby e veja como ele pode ajudar no aperfeiçoamento da relação entre sua escola e os pais.